Uso de mídias e tecnologias em sala de aula
Reflexões sobre o texto de Pedro Demo: Os desafios da linguagem no século XXI
Sou uma educadora que gosta muito de fazer uso de tecnologias em sala de aula, pois acredito que facilita bastante a aprendizagem dos alunos além de tornar a aula mais atrativa, diversificada e menos cansativa.
Algumas atividades que desenvolvi e que foram muito por exemplo foram nas aulas de biologia, onde preparava slides com imagens e videos, uma muito interessante foi sobre a célula, onde assistimos a um video do youtube sobre todo o processo de funcionamento da celula, preparava slides com animações de como funciona as enzimas etc... Nas aulas de geografia e ciências, assistiamos a vários viedos do TV escola sobre o sistema solar, o relevo, os rios e também viamos videos na internet sobre os lugares que estavamos estudando, imagens e videos do Rio Amazonas, das cataratas, dos planaltos.
Com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental, fazemos leitura de livros de história infantil utilizando o datashow e a caixa de som, então os alunos conseguem fazer leitura individual e todos acompanham, pode ser feito leitura coletiva. Nas aulas de reforço fiz muito o uso de jogos educativos na internet, tabuada, formação de palavras, frases o único problema aqui era a disputa dos alunos para virem nas aulas de reforço, todos queriam vir.
Isso tudo é muito bom, mas a escola tem que ter essas tecnologias a disposição do professor, e incentivar os professores a usar, caso contrário, continuará o velho quadro branco.
Reflexões sobre o texto de Pedro Demo: Os desafios da linguagem no século XXI
Tive o privilégio de fazer o magistério numa escola maravilhosa, (Instituto Josué de Castro) onde aprendemos muito a pedagogia de Paulo Freire, e a prática dialógica fazia parte do nosso cotidiano e nós aprendemos que educar é um ato de ensinar e aprender, “ninguém educa ninguém, e ninguém se educa sozinho”, logo essa troca de conhecimentos só pode existir se houver o dialogo.
Porém, como a teoria é muito distante da prática, nem sempre é fácil manter um diálogo com a turma, principalmente as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, pois quando a gente vai realizar um debate, fazer uma reflexão, ouvir as dúvidas e curiosidades deles, eles falam todos ao mesmo tempo, fazem perguntas fora do contexto, citam exemplos intermináveis, enfim, temos que “rebolar” para dar conta de garantir um bom diálogo.
Sou uma educadora apaixonada por tecnologias, e meu sonho é um dia poder dar aulas em uma sala onde o quadro seja um tablet, e que o caderno dos meus alunos seja um note book, não sei se um dia irei realizar este sonho, mas enquanto isso, busco usar todas tecnologias que eu tenho acesso, mas que infelizmente são poucos os recursos disponíveis nas nossas escolas.
Com os alunos do ensino fundamental é mais fácil estabelecer um ambiente de livre expressão, pois as crianças são mais espontâneas, se sentem a vontade para falar o que sente e o que pensam, já com o ensino médio, é preciso estimular bastante este diálogo e criar um ambiente de cumplicidade entre professor e alunos, pois os jovens e adolescentes são mais reservados e a maioria não gosta muito de expor as suas idéias.
Gosto muito de usar a internet nas aulas de história e geografia, pois nos permite navegar a qualquer lugar do mundo e ver imagens maravilhosas que não tem nos livros.
Gosto de fazer aulas em slider, pois permite fazer uma aula mais dinâmica e criativa, gosto de slides com bastante animação e imagens, pois chama a atenção das crianças.
Um recurso que gosto muito de usar e o data show, se pudesse teria um só pra minha sala, é muito mais prático que ficar usando o quadro, com ele e um computador é possível fazer muitas coisas, ver filmes, fazer leituras, ver imagens, utilizar jogos educativos, pesquisar, interagir etc.
Importância da Leitura
O gosto e o prazer pela leitura, infelizmente não é algo nato, ou adquirido com o decorrer dos anos letivos, pois muitas pessoas terminam a sua escolarização sem ter adquirido a menor simpatia com a leitura, e isso não é bom, pois a leitura é imprescindível no nosso dia a dia, e tem grande importância na nossa vida:
É através da leitura que as pessoas:
- sabem mais
- pensam melhor
- comparam idéias
- preparam-se melhor
- tem o que falar
- tem o que responder
- fundamenta suas opiniões
- aumenta a sua compreensão
- melhora o vocabulário
- tem mais oportunidades na vida
- absorve experiências
- sabe o que esta acontecendo
Além disso, ao ler o leitor se informa se diverte, se encanta, constroem sonhos, que um dia poderá fazer parte da sua realidade.
Mesmo com todos esses benefícios que a leitura nós traz, são poucas as pessoas, principalmente as crianças que gostam de ler, por isso, é necessário tornar leitura algo mais atrativo e dinâmico, mais próximo da realidade dos alunos. Onde os mesmos possam compreendam que a leitura e algo cotidiano e não necessitamos dela apenas na escola quando temos que ler um livro, mas a leitura faz parte do nosso cotidiano até mesmo quando vemos TV, jogamos game, vamos mercado, passeamos. Em todos os momentos e hora a leitura é imprescindível.
O desafio da leitura consiste não simplesmente no ato de ler e gostar de ler, mas também no ato de saber interpretar o que se lê, e este desafio não poder ser desvinculado da leitura.
Incentivar os alunos a ler é um dever e uma obrigação de todo educador, e existem muitos sites que disponibilizam livros grátis para leitura, como o domínio público que contém uma vasta literatura disponível.
Joseli A. Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário